O QUE SÃO FANTASMAS, E OUTROS ESPÍRITOS INVISÍVEIS?

Fantasmas assim como OVINIs são assuntos que aguçam a imaginação e detonam intrigas nas mentes da maioria das pessoas. Com tantos avistamentos pelo mundo deve haver algo de real nisso tudo. Muitas de nossas intrigas vêm do fato de que muitos de nós desejamos saber o que vem depois da morte. Fantasmas, neste sentido, representam uma esperança depois da vida. Essa esperança nos leva à procura por respostas. Percebi que a maioria das pessoas que são atraídas pelo sobrenatural são pessoas sensitivas ou mais perceptivas para a vida além dos cinco sentidos. Eles são "investigadores" procurando por mais do que a vida os oferece. Muitos também desejam ser pessoas melhores como resultado de sua pesquisa.

Experiências Reais

Muitas pessoas tiveram a experiência de presenciarem a aparição das pessoas amadas que partiram ou pessoas famosas do passado. Se assume então que fantasmas são remanescentes espirituais de uma existência que se passou em outro plano de existência com outra forma de energia. Casos muitos convincentes têm sido produzidos para sugerir a participação de fantasmas em negócios sem resolução ou sem término. Outros casos indicariam que em mortes traumáticas as pessoas ficariam "presas" no lugar ou área em que o evento aconteceu. Avistamentos têm sido tão populares que é difícil encontrar alguém que nunca tenha tido um encontro sobrenatural.

Quem procura acha

Os investigadores curiosos que realmente desejam saber o que está acontecendo tentando fazer contato parecem entender que esse é a única ação lógica a ser tomada. Isso pode ser muito perigoso num âmbito espiritual e as vezes até mesmo físico. Sem ter toda a informação, muitos pesquisadores têm caído em muitas formas diferentes de contato.

Dentro do movimento da "Nova Era", um Médium, Psíquico ou Canalizador é chamado para contactar espíritos guias, anjos, fantasmas dos que já se foram e até mesmo alienígenas. Um grupo popular "New Age" oferece um livro e um curso ("Um Curso em Milagres") para ajudar fazer contato. Essas práticas têm se tornado crenscentemente populares.

Discernimento é necessário

Em todas essas práticas quais são as regras utilizadas? Que padrão é aplicado para ajudar um indivíduo a discernir "animismo" de uma experiência espiritual real? E mesmo nas experiências reais, como você sabe de onde as fontes deste contato sobrenatural vêm? Qual é o padrão usado para discernimento e guia? Seria "Um Curso em Milagres" hábil para guiá-lo? Existe uma anomalia dentro do pensamento "New Age" em acreditar até mesmo em entidades más ou negativas. Se acredita até mesmo que Satanás não existe, que ele é a personificação da própria ignorância do homem. Ignorância e não Satanás se tornam o inimigo, assim sendo quanto mais educados ficamos nas verdades espirituais menos o mal deveria existir? Nossa própria história e de outras culturas certamente não testificam isso!

É difícil chegar nesse assunto como cristãos sem sermos atacados como "Não inclusos", "mente pequena" ou "julgadores". Eu deixarei as escrituras falarem por elas mesmas. Isso porque respeito de coração aqueles pesquisadores, que faço essa tentativa de proporciná-los toda informação. Assim você poderá aceitá-la ou rejeitá-la e tomar quaisquer ações futuras que quiser. Pelo menos você foi informado sobre o que a Bíblia tem a dizer. Com a mente aberta você certamente deverá considerar alguns pontos muito importantes dos quais você provavelmente não se preocupou.

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE VIDA APÓS A MORTE:

Fantasmas não são pessoas amadas que partiram!

A Bíblia tem muito a dizer sobre este tópico que muitas pessoas não tem se alertado. Essa falta de conhecimento em muitos casos acontece porque ninguém nunca os ensinou sobre esse assunto na Bíblia em seus lugares de adoração. Outra razão é a de que hoje simplesmente muitas pessoas não acreditam na relevância da Bíblia como um todo. Isso fica claro com apenas umas poucas passagens que nos dizem o que nos acontece na morte.

Jó7:9-10 "Assim como a nuvem se desfaz e passa, assim aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir. Nunca mais tornará à sua casa, nem o seu lugar jamais o conhecerá."

Nisso fica claro que aqueles que partiram não ficam "rondando" a terra ou voltam. Eles permanecem mortos e separados deste nível de existência. Existem mais passagens que corroboram esse pensamento.

Heb9:27 " E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo"

Existe um julgamento colocado sobre os mortos que determina o que acontece com eles depois. Essa determinação nada tem a ver com boas obras, ou conhecimento espiritual, mas sim com seu propósito para que Deus direcione sua vida. (Ef2:8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus)

Então para onde vamos segundo o Velho Testamento?

Antes de Cristo finalizar sua primeira missão na terra sobre a cruz, as almas que partiam iam para dentro da Terra oca. Ali existem duas câmaras, separadas por um golfo. O Apóstolo Lucas gravou o que Jesus falou sobre essa idéia quando ele falou para as pessoas sobre a realidade da vida após a morte.

Lucas16:22-31 "E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite".

O homem rico foi literalmente para o real Inferno, enquanto Lázaro foi para o Seio de Abraão. O que parece maluquice mas que faz sentido quando se entende algumas expressões culturais. Um seio nos tempos antigos era um espaço (tipo um bolso) formado acima da linha da cintura por uma túnica tipo um robe. Era também usado para carregar coisas enquanto se estava no mercado. Uma prática comum a alguns milhares de anos atrás. Nós não utilizamos mais esse tipo de roupa e alguns significados culturais se perderam. "Seio de Abraão" então era o "bolso" na terra. Devido ao personagem ter sido nomeado, este evento é para ser tomado de maneira literal e não apenas uma "história". O diálogo aqui diz tudo. Mesmo se um deles pudesse retornar ninguém acreditaria. A implicação disso é a de que Deus não se fará usar desse método para fazer as pessoas acreditarem em alguma forma de vida após a morte. Acreditar em "Moisés e nos profetas" é acreditar na palavra escrita, o Velho Testamento. Se você não acredita na Bíblia você não acredita. Se o retorno dos mortos não é permitido nos tempos do Velho Testamento, quanto menos ainda no Novo (Isa28:29 "Até isto procede do SENHOR dos Exércitos; porque é maravilhoso em conselho e grande em obra.").

Cuidado: A Bíblia determina que falar com espíritos invisíveis pode fazer mal à saúde!

A Bíblia não diz que é impossível para os mortos falarem com os vivos. Em 1Samuel28:7-12 a história que é contada do Rei Saul tentando falar com o morto Samuel através da uma mulher com um "espírito familiar". Ela fez a conexão e trouxe os dois juntos. Ela até ficou chocada porque Saul escondeu sua aparência dela mas sobrenaturalmente ela sabia que ele era o Rei! (Você poderá pegar a pena de morte se fizer isso de novo) Samuel revela o futuro a Saul mas então é dada a sentença pela desobediência a Deus.

1Cro10:13-14 "Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar. E não buscou ao SENHOR, que por isso o matou, e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé."

Apenas porque essa prática fora real e produziu resultados reais não significa que é um método aprovado por Deus. Ao contrário, essa é uma prática proibida por Deus claramente em termos indubitáveis.

Deut18:10-12 "Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti."

Algumas coisas mudaram nos tempos do Novo Testamento:

No Novo Testamento está escrito que depois da morte de Cristo o mesmo foi até o Seio de Abraão para libertar os cativos. Ef4:8-10. Aconteceu uma remoção dos que estavam no Paraíso. Agora aqueles que morrem em fé vão diretamente estar com o Senhor em outra dimensão chamada Céu.

2Cor5:8 "Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor. "

Contato com os mortos não é nem mesmo sugerido no Novo Testamento. O que muda no Novo Testamente é que a parte superior de dentro da terra ou Paraíso, agora está vazia. Era apenas um tanque para manter aqueles que morreram em fé. Quanto Cristo veio para ser a ponte entre dimensões, pelo seu trabalho completado na cruz, aqueles que morreram na fé em Deus podem agora ser libertados para o Céu. A única coisa mencionada dita às pessoas no Novo Testamento foram demônios. Abaixo segue um dos muitos exemplos:

Atos16:16-18 "E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu."

Eu aconselho àqueles que acham que isso é uma idiotice ou que eu esteja sendo injusto com Gasparzinho, sentem apenas alguns minutos em uma "desobsessão". Rapidamente todas as teorias intelectuais desaparecem, ao você ver o vilão aprisionado e contorcendo-se por simplesmente usar o nome de Jesus. Deus vê esse tipo de contato como insultante. Ele deseja que as pessoas contatem Ele diretamente como indicado claramente no versículo abaixo:

Isa8:19

ENTÃO O QUE SÃO OS FANTASMAS E ESPÍRITOS INVISÍVEIS?

Em visão dos conflitos gerados entre o que está escrito na Bíblia e as experiências que muitos têm tido nos dias atuais, a questão continua: o que são fantasmas e quaisquer outros tipos de espíritos invisíveis? Fantasmas são espíritos sem corpos, mas não de seres humanos normais. Eles são o resultado incomum de um julgamento especial que Deus impôs sobre um grupo de criaturas incomuns. Eu digo criaturas porque eles não são humanos ou angelicais, são uma combinação de ambos! No capítulo de Gênesis 6 temos o cenário do mundo antes do Grande Dilúvio que fora um julgamento de Deus.

Gen6:1-4 "E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama."

Muitas controvérsias vêm à tona na interpretação dos "Filhos de Deus" e os "Gigantes". Para poupar espaço, a versão mais rápida é essa: os "filhos de deus" são anjos caídos e passaram a ter forma humana, casaram e tiveram relações com a população feminina da Terra. Sua geração foi chamada de grandes homens de fama. Esses eram seres meio humanos e meio angelicais mortais e também eternos. Quando o Julgamento passou sobre a terra, esses híbridos e seus pais, os anjos caídos, foram sentenciados para as eternas correntes da escuridão como é descrito em 2Pedro2:4 e Judas1:6.

Judas1:6 "E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;"

2Pedro2:4 "Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo; "

Nesse texto, muitos de nós temos uma visualização de Anjos aprisionados em algo tipo uma masmorra profunda. No grego nós temos um cena um pouco diferente. Essa sentença especial é atualmente descrita como uma volta em torno das sombras da escuridão, ou significando - um fantasma. As correntes tem mais um significado de um ciclo de ir para cima e trazido para baixo. Esse ciclo é entendido pelo evento em Gadareneas, quando Jesus comandou Legião, um grupo de espíritos impuros sair do homem, estes imploraram a Jesus para não os mandarem de volta às profundezas. Eles foram mandados a uma manada de porcos e pularam. Esses eram espíritos sem corpos que possuíram o homem e então foram colocados em animais. Eles perambulam sobre a terra mas pertencem ao inferno. Esses são os anjos que pecaram antes do dilúvio e sua geração. Esse é o ciclo de ir pra cima e para baixo.

Através de várias práticas de comunicação (tábuleiros de Ouija) e conjuração de espíritos (psíquicos, médiuns, canalizadores) eles são chamados para cima das profundezas para circular mais uma vez até serem expulsos de volta para baixo.

Um Plano para dar falsa Esperança de vida depois da morte:

Esse fantasmas desses Gigantes têm circulado entre nós por milhares de anos. Eles tem perambulado pela terra como agentes invisíveis de seu líder Satanás. Eles tem conhecimento de vários crimes porque eles os inspiraram. Eles conhecem suas experiências mais pessoais, pois estão por aí ou com outras pessoas há centenas de anos atrás. Eles conspiram contra a humanidade para dar falsa esperanças e idéias de vida após a morte. Eles estão deixando a humanidade preparada para recebê-los novamente em carne e osso como profetizado nas escrituras junto com seu líder. As formas da "Nova Era" de contato com espíritos são os eventos mais perigosos a acontecerem com a humanidade desde o período pré-diluviano. Se você não nas verdades da Bíblia sobre um Deus pessoal que te ama, eu garanto que acreditarás na GRANDE MENTIRA!

Experiências Paranormais iriam aumentar no fim dos tempos:

1Tim4:1 "Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;"

2Te2:9-11 "A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; "

Acredito que estejamos nesses "últimos dias" com uma Nova Era que trará o retorno de Cristo. Fomos avisados aqui que antes disso, muitas pessoas seriam separadas do Deus da Bíblia por espíritos sedutores. Agora essas reais entidades não possuem o melhor dos interesses sobre a humanidade em suas mãos. Você não pode contradizer as escrituras. Não existe outro meio de interpretar este texto, existem por aí entidades que existem e você precisa de um padrão para discernir e diferenciar. Sem discernimento, você pode ser seduzido para um sistema de credo errado.

Mesmo escrevendo do grego original, as implicações são as de que essas são pessoas moralmente decentes que desejam ser mais ainda. Em sua procura eles foram seduzidos e enganados da realidade. Eles fazem isso porque eles não acreditam no Deus da Bíblia como verdadeiro. Ao invés disso eles aceitam alguma imagem criada por eles mesmos ou de uma fonte alternativa. Essa sedução é alcançada por apelos emocionais e necessidades que não estão erradas dentro deles. O que está errado é oferecer a falsificação de meios para se preencher essas necessidades em vias contrárias àquelas alertadas por Deus para não seguir.

Um plano para fazer o Mal Bom, e o Bom Mal:

Um bom exemplo disso é um programa popular no canal Sci-Fi onde o apresentador explica os "dons" especiais de John Edwards de conversar com os mortos e reencaminhá-los aos seus entes amados.

Todo mundo gostaria de ter uma "seguda chance" para resolver ou concluir relações perdidas ou ter a certeza de que seus entes queridos passaram para um lugar melhor. Nessa experiência fortemente emocional, as pessoas ficam maravilhadas com as informações ditas ao "médium ou canalizador". Com lágrimas de alegria eles se confortam pela resolução e a certeza de que, realmente os entes queridos foram para um lugar melhor.

Agora seu eu ou qualquer outra pessoa tentar explicar que ali existem sérios perigos com esse tipo de processo, a resposta mais comum é: "como ousa alguém tentar de mim essas experiências dizendo-me que estão erradas?!"

É assim que a sedução joga com você. É assim que o bom vem a se tornar mal e o mal parece bom. O acalento final e a alegria extaziante resultantes falam por si mesmos. Por que alguém se oporia a algo que cria resultados tão positivos e dão às pessoas esperança e felicidade!? Que cruel! Se você acredita nos avisos da Bíblia, você se sente compelido a alertá-los do perigo. Essa motivação vai muito além de ajudar, não é um ciúme competitivo! Mas essa é uma situação onde o crente na Bíblia é chamado cara-a-cara. Um grande truque adulado pelo inimigo. Então como nós podemos alertá-lo? Como podemos apresentar fatos para nos considere? A sedução acontece criando ilusões baseadas no que a pessoa deseja ouvir. Ilusões não terminarão ou preencherão, elas eventualmente nos levam ao desapontamento e destruição tanto nesta vida quanto na eternidade. Ela não é real.

Guerra pelas Almas da Humanidade:

Existe uma guerra acontecendo entre criaturas celestiais. Algumas delas são más. Elas não têm boas intenções para com a humanidade. Eles podem vir parecendo anjos de Deus mas estão aqui para enganar e destruir.

2Cor11:14-15 "E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras."

Essa é a sedução! Agindo e fazendo coisas boas por caminhos errados. Então como iremos diferenciar?

1Jo4:1-3 "Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo."

Devemos usar o bom senso e entender que nem toda entidade é boa. Existem as realmente más. A Bíblia é muito clara sobre esse fato. O discernimento se centra ao redor da pessoa de Cristo. Ele é o nosso único mediador e advogado. (1Tim2:5, 1João2:1) Um espírito falará em harmonia com a Palavra de Deus e chamá-LO de Senhor ou irá dizer algo de um Jesus diferente não sendo aquele que fora Deus em carne.

Eles começarão a ficar irritados com suas perguntas sobre Jesus sendo o Senhor. Isso é o que "testar os espíritos" significa. Se você não acredita em mim faça o teste. A próxima vez que fizer uma projeção astral, ou for convidado a caminhar ou contactar alguma espécie de Anjo ou espírito, pergunte a ele se Jesus é o Senhor e declare isso como uma afirmativa. Você se surpreenderá com a resposta que terá.

Gal1:8 "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema."

Deus deseja guiá-lo pessoalmente e não através de mortos ou espíritos mentirosos, mestres ascencionados ou até mesmo anjos. (É Deus que envia seus anjos para ajudá-Lo e a maioria das vezes estamos desatentos. Heb13:12. Em nenhum lugar da Bíblia ninguém procura "contactar-se com seu anjo"). Ele deseja ouvir de você mesmo!

Sl9:10 "Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, SENHOR, nunca desamparaste os que te buscam."

Mat6:33 "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."

A Real Promessa:

Mat21:22 "E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis."

Em contexto Deus está dizendo que ele conhecerá suas necessidades terrenas através da oração. Foi-nos também prometido que se precisarmos de sabedoria do que tange decisões em nossas vidas, ou sabedoria sobre os caminhos de Deus referentes aos problemas de nossas vidas, Ele deseja que pergunte-mo-Lo!

 

Ti1:5 "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada."

Tendo uma relação pessoal com nosso criador...Jesus, temos a garantia de que ele direcionará nossa vida. Sabedoria, conhecimento e certeza de nossa salvação eterna serão dados!

Rom8:28 "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."

"Chamados segundo seu propósito" significa concordar com Deus. Concordar com Deus é fazer as coisas do jeito Dele e não por "caminhos alternativos".

João14:13-20 "E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós."

Você precisa dar o primeiro passo para Deus e seus caminhos. Precisa reconhecer que seus caminhos errados são um pecado. Rom3:23 "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;"

Você precisa recebê-Lo em seu coração convidando-O para entrar. Ele é a via única que você precisa. João1:12-13 "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus."

Nascer de Deus é "Nascer de Novo" pelo Seu Espírito. O único Espírito que precisa em sua vida. Dessa maneira você o "receberá" e será um de seus filhos. Então começará a ouvir uma voz ou senso de direção em sua vida como você nunca experimentou antes.

Essa é a oração: Aceite esse convite: Ap3:20 "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo."

Apenas Ore: Jesus, perdoe-me pelos meus caminhos errados e entre em meu coração e me ajude a viver por Ti. Agradeço-Te por ter me salvado. Amém.

Concluindo:

Fantasmas são reais, mas não é porque alguma coisa é real que faça dela algo realmente bom!